SEO para Shopify

SEO para Shopify

A importância do SEO para sua loja Shopify

Para quem não sabe o que é o SEO ( Search Engine Optimization ), é um conjunto de regras, informações e técnicas que se aplicam em seu site para que o torne visível e relevante ao mecanismos de buscas orgânicas na SERP( Lista de Resultados das Pesquisas ) do Google, levando uma informação precisa e confiante aos usuários que pesquisam o termos inseridos. 

 

“A Shopify é uma plataforma preparada para as melhores práticas de SEO.”

 

A missão do google é sempre levar o conteúdo mais relevante para seus clientes. Ao longo dos anos os algoritmos do google vem se modificando e aperfeiçoando periodicamente de acordo com o crescimento do número de websites, com o comportamento de usuários, tipos de dispositivos, geolocalização e muito mais.

 

Imagine que você tenha escrito um livro, este livro tenha Título, Sumário (Menu), Capitulo (Collections) , Paginas (Produtos ou Blogs) , Imagens (Alt Tags) , e que este livro precise ser encontrado dentro da maior livraria do mundo. 

 

Considerando que o sistema de buscas dessa livraria seja super moderno e tenha analisado cada letra, frase, link, imagem e muito mais conteúdo presente em todos os livros, esse super sistema chamado Google consegue saber quantas páginas o cliente foliou, qual livro ele pegou na mão mas não comprou, qual página desse livro o usuário mais engajou, as avaliações e muito mais. Isso acontece de “forma mágica” quando você faz uma busca no Google, ele pega todo o conteúdo indexado para trazer as melhores experiências de busca aos usuários, tornando seu dia-a-dia melhor e encurtando os caminhos.





Vejamos a um exemplo prático:

 

Maria resolveu empreender online e acabou de criar sua loja Shopify de perfumes femininos e masculinos autorais orgânicos. Comprou seu domínio ex: perfumesdamaria.com.br, cadastrou seus produtos, coleções, precificou e colocou sua loja no ar. Quais são as boas práticas

 

Em Configurações / Geral o nome da Loja é Perfumes da Maria , esse é o nome da loja.

Em Canais de Venda / Loja Virtual / Preferências , iremos criar nosso título e descrição principal do site ex: Perfumes Femininos e Masculinos Autorais Orgânicos , este será o título principal do seu site, como falamos do livro esse é seu cartão de visitas para o google.

O Google irá avaliar que esse site vende Perfumes, Orgânicos, Autorais, Masculinos e Femininos. Agora que você já informou ao Google o que você faz, precisamos tornar isso relevante para que seja exibido nos mecanismos de buscas através do nosso conteúdo que está abaixo do título principal.

 

Mas o google lê meu site automaticamente?

 

Resposta: Sim, o google lê todos os websites publicados na web por varredura, porém existem boas práticas que aceleram e organizam esse processo ou até mesmo bloqueiam a indexação dos sites ou páginas específicas dentro das políticas e diretrizes do google.

 

Após publicar seu site, devemos utilizar o Search Console do Google para validar e certificar domínio da propriedade dentro do Google e enviar o Sitemap ( Mapa do Site ). Na Shopify esse sitemap é criado automaticamente, então não se preocupe, basta digitar www.seusite.com.br/sitemap.xml que verá o sitemap criado pela Shopify para seu site como na imagem abaixo.

Após publicar seu site, enviar seu sitemap o google irá rastrear seu website e ele irá aparecer nas buscas em pouco tempo, o processo é muito rápido de indexação.

 

“A web está cheia de conteúdo nota 6, ao cadastrar um produto ou conteúdo para sua loja virtual seja nota 10”



Dicas

 

  • Crie conteúdos exclusivos
  • Utilize imagens exclusivas
  • Registre seu domínio por 5 anos ou mais, o google entende a validade do seu domínio
  • Melhor do que uma venda é uma avaliação do seu cliente, o google ama avaliações.
  • Palavras amplas tem muitos competidores, lembre-se que eles estão a muito mais tempo no google, considere sempre adjetivos e diferenciais dos seus produtos.
  •  

    Esperamos ter ajudado a enriquecer a sua base de conhecimento, nós da Agência FY atuamos com Shopify no Brasil desde 2013 como Shopify Partner e Shopify Experts e ajudamos empreendedores a obterem melhores resultados e baixo custo de aquisição de clientes através de otimização de SEO para lojas Shopify.

    Boa sorte! Te encontro no Google!

     

     


    Deixe um comentário

    Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

    Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.